site-banner-0102

4ª Edição

 

O 4º CONCURSO CERVEJEIRO CASEIRO BIERLAND se mostrou um evento consolidado no calendário cervejeiro de competições. Nesta edição, os participantes tiveram que demonstrar toda sua capacidade técnica desenvolvendo uma receita do estilo American Barley Wine (BJCP 2008 19C).

 


Esta edição também foi sancionada oficialmente pelo BJCP – Beer Judge Certification Program, entidade internacional dedicada a formação e qualificação permanente de juízes de cerveja e teve como patrocinadores a Cooperativa Agrária Agroindustrial, a WE Consultoria, DrYeast Leveduras Especiais e Bio4 Soluções Biotecnológicas.

Montagem

Confira os vencedores:



Nome: Vinicius Carpentieri - Medalha de ouro
Cidade: Florianópolis (SC)

 

Vinicius Carpentieri, de Florianópolis (SC), medalhista de ouro do 4º Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland, inicou o hobby de cerveja caseira em 2007, com produção inicial de 10 litros. Entre 2013 e 2014, foi estudar na Alemanha, onde estagiou em 2 cervejarias de lá.

 

Vinicius revela que decidiu fazer a Barley Wine depois de uma conversa que teve com o Rubens Deeke, o sommelier da Bierland na época, durante o congresso técnico da AcervA Catarinense, em Florianópolis. "Eu achava que teria pouco tempo para produzir uma cerveja deste tipo, porém ele incentivou argumentando que dava para fazer nos três meses que restavam até o julgamento, apesar de cervejas fortes demandarem normalmente um longo período de maturação.". Afirma Carpentieri.

 

O ganhador da 4ª Edição divide o mérito da vitório com o amigo cervejeiro Gabriel Kollross, também de Florianópolis (SC). Sobre o resultado da competição, Vinicius descreve como uma grande felicidade. "É ótimo vencer um concurso como este da Bierland. Representa que estamos fazendo um bom trabalho na questão de estudos e de execução das receitas. A ideia é continuar com o hobby e também me profissionalizar na área para seguir a carreira de cervejeiro profissional", considera.

 

 

 

Nome: Mario Novak – Medalha de Prata
Cidade: Curitiba (PR)

 

Mario Novak, de Curitiba (PR), medalhista de prata do 4º Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland, conta que foi um desafio criar a receita e aguardar o resultado final. “Nunca tinha feito uma American Barley Wine e também não me recordo de já ter bebido alguma até elaborar essa receita”.

 

Novak, que participou pela segunda vez do Concurso Cervejeiro caseiro Bierland, participa dos concursos para obter um retorno sobre suas cervejas. Mario, ainda revela uma dica aos participantes: “ Quando vou fazer uma cerveja, primeiro eu leio o guia do BJCP, procuro informações sobre o estilo, se existe algum ingrediente específico ou se o processo de brassagem e fermentação tem alguma recomendação específica. Também converso com outros colegas cervejeiros para saber das experiências deles com o estilo que pretendo produzir”.

 

Para Mario, conquistar a medalha de prata é ter reconhecimento de seus estudos e um estímulo para a produção de novas receitas.

 

 

 

 


Nome: Lucio Rogerio Botelho – Medalha de Bronze
Cidade: Rio de Janeiro (RJ)

 

Lucio Rogerio Botelho, do Rio de Janeiro (RJ), medalhista de bronze do 4º Concurso Cervejeiro caseiro Bierland, afirma que decidiu participar do Concurso, primeiramente pela Bierland ser uma cervejaria reconhecida e porque gosta das competições e desejava ter sua cerveja avaliada.

 

Lucio comenta que quase sempre trabalha sozinho, mas eventualmente recebe a ajuda de sua esposa na tarefas mais curtas. Sobre a preparação da receita, revela que estudar foi o que levou a conquistar a medalha de bronze. “Comecei estudando sobre o estilo Barley Wine no livro Barley Wine (Allen/Cantwell) para entender um pouco mais da história e técnicas para desenvolver a minha receita, além de outras fontes de pesquisa.”

 

Questionado sobre como foi ganhar a medalha de bronze, Lucio conta que é uma forma de reconhecimento pelos esforços em continuar evoluindo nos estudos e pesquisas para melhorar suas produções.

     

 
 
 


 
        A verdadeira cerveja na internet:         face_fftwitter_ffyoutube_fffavoritos_ffrss_ff
BEBA COM MODERAÇÃO
acasc
Rua Gustavo Zimmermann, 5361 - Itoupava Central - (47) 3337-3100 - Blumenau - SC