site-banner-0102

1ª Edição

 

A primeira edição do Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland foi aberta a cervejeiros artesanais de Santa Catarina e teve sessenta cervejas inscritas para o estilo Belgian Blond Ale (BJCP 18A). Os patrocinadores da primeira edição do concurso foram a Cooperativa Agrária e a We Consultoria

                          


O julgamento das cervejas aconteceu no Bar da Fábrica, e o anúncio dos vencedores foi o ponto alto da festa de comemoração do aniversário de fundação da Cervejaria Bierland.


bruxa-site-ok

A receita vencedora foi lançada como Bierland Bruxa Blond Ale no Festival Brasileiro da Cerveja 2013. Originalmente produzida em edição limitada, a resposta do público foi tão positiva que a “Bruxa” acabou entrando em linha e atualmente compõe o portfólio permanente de cervejas em garrafa da Bierland.


O nome Bruxa fez referência à cidade de Bruxelas – capital da Bélgica – país de origem do estilo desta cerveja. Além disso, também homenageou Franklin Joaquim Cascaes, pesquisador da cultura açoriana, ceramista, gravurista e escritor brasileiro. Estudioso do folclore da Ilha de Santa Catarina, Cascaes passou mais de três décadas junto à população de Florianópolis – cidade de origem do autor da receita da cerveja – coletando depoimentos, histórias e estórias místicas em torno das bruxas, herança cultural açoriana. Na página da Bierland Belgian Blond Ale é possível conhecer um pouco mais sobre esta cerveja.

 

 Conheça os vencedores:



Ronaldo Dutra Ferreira
 de Florianópolis (SC), advogado corporativo de uma grande empresa nacional desde 2010. Ganhador do concurso em 2012, Ferreira tem aproveitado seus dotes culinários para se aventurar como cervejeiro. Seu parceiro na produção de cervejas tem sido o amigo Rodrigo Tasca. Para Ronaldo o mais gratificante em sua vitória foi ter a oportunidade de produzir sua cerveja nas dependências da Bierland, além da troca de informações e conhecimentos com a equipe da cervejaria.

 

 

                               

Emerson Colonetti, da cidade de Forquilhinha (SC), atua profissionalmente como químico e desde 2010, produz diferentes estilos de cerveja com base nas orientações do guia de estilos do BJCP. O sócio neste hobby é o também químico Fábio Elyseu de Criciúma (SC). Para o medalhista de prata do concurso em 2012, produzir cerveja em casa proporciona liberdade, pois não existem limites para experimentação. O lema da dupla cervejeira é inspirado na frase do livro “The Complete Joy of Home Brewing”, escrito por Charlie Papazian: "Relax. Don't worry. Have a homebrew".

 

 


                               

Marcos Andrey Slomp, de Corupá (SC), aderiu ao hobby cervejeiro em 2012 por influência de um amigo. Nesta época procurou se aperfeiçoar trocando experiência com outros cervejeiros e fazendo cursos, inclusive o de sommelier de cervejas da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP). Em virtude dos conhecimentos adquiridos neste período, Andrey já participou como juiz no concurso estadual da ACervA Catarinense e no 8º Concurso Nacional de Cervejas Artesanais realizado em Curitiba.

 
 


 
        A verdadeira cerveja na internet:         face_fftwitter_ffyoutube_fffavoritos_ffrss_ff
BEBA COM MODERAÇÃO
acasc
Rua Gustavo Zimmermann, 5361 - Itoupava Central - (47) 3337-3100 - Blumenau - SC