site-banner-0102
Histórico do Concurso

O Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland nasceu com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do vínculo entre as cervejarias artesanais e os cervejeiros caseiros por meio da colaboração e da troca de informações entre as pessoas que participam destes dois universos, unidas especialmente pela mesma paixão: o fazer cerveja!


A primeira edição do concurso aconteceu no ano de 2012, recebendo sessenta inscrições de cervejeiros caseiros residentes em Santa Catarina. O estilo de cerveja definido para guiar a competição foi o Belgian Blond Ale (BJCP 2008 18A), tendo como referência o Guia de Estilos do BJCP – Beer Judge Certification Program, entidade norte-americana que tem por objetivo promover a educação cervejeira e a apreciação real de cervejas, além de reconhecer habilidades de degustação e avaliação de cerveja, certificando e classificando juízes de cerveja no mundo inteiro através de um processo de análise e monitoramento contínuo.

O sucesso absoluto da primeira edição resultou na incorporação da competição no calendário anual de atividades e eventos da Bierland, consolidando-o como um dos principais canais de relacionamento da cervejaria com os cervejeiros caseiros, juntamente com o apoio permanente ao movimento organizado das ACervAs – Associações de Cervejeiros Artesanais de todo o país.

No ano seguinte o concurso passou a ser oficialmente homologado através do AHA/BJCP Sanctioned Competition Program (SCP), atendendo as mesmas diretrizes que orientam a organização dos maiores e mais importantes concursos de cerveja caseira no mundo inteiro. Isto trouxe ainda mais responsabilidade e compromisso à cervejaria em realizar um concurso de alta qualidade e orientado pelo profissionalismo. Ainda em 2013, o Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland passou a ser aberto aos cervejeiros que estivessem regularmente vinculados a uma das ACervAs de qualquer parte do Brasil e o número de cervejas foi elevado para oitenta inscrições, sendo que, o estilo definido para a competição foi o Witbier (BJCP 2008 16A).

Nas duas primeiras edições o julgamento do concurso foi realizado no dia anterior à cerimônia de premiação, e a partir de 2014 estes dois eventos passam a acontecer em momentos distintos do calendário. Outra mudança importante foi a antecipação da divulgação do regulamento e do cronograma do concurso, oferecendo mais condições para os cervejeiros caseiros estudarem o estilo e buscarem o aperfeiçoamento técnico. Mais tempo para realização de testes e a chance de produção de mais de um lote antes do envio das amostras certamente elevará o nível de qualidade das cervejas inscritas e ampliará as chances de um bom resultado no concurso para aqueles que realmente se dedicarem às suas receitas.

A terceira edição também cresceu, ampliando para 100 o número de inscrições, e o estilo que desafiará os cervejeiros caseiros brasileiros desta vez será o Strong Scotch Ale (9E). Conheça o regulamento, fique atento às principais datas do concurso, e participe!

                              



 
 


 
        A verdadeira cerveja na internet:         face_fftwitter_ffyoutube_fffavoritos_ffrss_ff
BEBA COM MODERAÇÃO
acasc
Rua Gustavo Zimmermann, 5361 - Itoupava Central - (47) 3337-3100 - Blumenau - SC